3 de janeiro de 2006

Melhores filmes de 2005


1 – «Guerra dos Mundos», de Steven Spielberg
2 – «O Aviador», de Martin Scorsese
3 – «Million Dollar Baby», de Clint Eastwood
4 – «Colisão», de Paul Haggis
5 – «Mar Adentro», de Alejandro Aménabar
6 – «Perto Demais», de Mike Nichols
7 – «Saraband», de Ingmar Bergman
8 – «A Noiva Cadáver», de Tim Burton e Mike Johnson
9 – «Charlie e a Fábrica de Chocolate», de Tim Burton
10 – «O Fiel Jardineiro», de Fernando Meirelles

Os consagrados voltaram a provar o seu mérito (Spielberg, Scorsese, Eastwood e Tim Burton mostraram porque fazem parte do restrito lote dos melhores cineastas da actualidade). Merece uma referência especial o caso de Ingmar Bergman, pois há muito não se via um filme seu nos cinemas, e «Saraband» foi um dos momentos maiores do ano. A maior surpresa foi talvez «Colisão», do estreante Paul Haggis, poderoso fresco sobre as relações humanas e um certo sentido fatalista.
A vitalidade do cinema documental, com destaque para o magnífico «Grizzly Man» e para o incrível fenómeno de bilheteira (essencialmente nos EUA) que foi «A Marcha dos Pinguins».
O cinema português teve um enorme êxito de bilheteira («O Crime do Padre Amaro»), o que por ser raro é de louvar só por si; e um significativo êxito de crítica/prestígio entre os que o viram («Alice»).
A nível geral, o campeão de bilheteira do ano foi «Madagáscar», comprovando que são os filmes de animação que conseguem ser mais transversais em termos de público. Por falar em animação (mas não propriamente para crianças), mesmo no cair do pano de 2005, surgiu o belíssimo «A Noiva Cadáver», verdadeira obra de arte de um cinema artesanal que labora fascinado para fascinar os seus destinatários.
Votos de um excelente 2006!

7 comentários:

membio disse...

Grizzly Man é um excelente documentário sobre uma personalidade invulgar, mas nos meus tops figuram nomes como "the descent" ou "the maquinist". Ainda não vi o "corpse bride" mas espero ver em breve, tim burton esteve em grande este ano que passou!

margretandres1875 disse...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

Jorge Silva disse...

Também gostava de ter visto "The Descent" e "The Maquinist", mas não foi possível. Estes são os destaques de cerca de 25 ou 26 filmes que vi em 2005 no cinema...

antonioluis disse...

Eu não consegui ver grande coisa no Guerra dos Mundos.. Acho que nem sequer para entrar no top ten.. Mas a diversidade de gostos é que faz este mundo interessante.
Eu invertia a tua lista e punha o Mar Adentro em segundo lugar.

Um abraço

Jorge Silva disse...

Sem dúvida que a diversidade de gostos é que é interessante...

Um abraço.

luis trindade disse...

olá jorge,

tenho seguido o teu blog..e sempre que vou ver um filme venho aqui dar uma espreitadela para ver se já o viste...neste top ten acho que falta um que me supreendeu muito. "match point" ...genial e pertubador...gosto muito do allen...mas desta vez ele me surpreendeu...acho que foi a surpresa deste ano.

um abraço e continua a ver muitos filmes!
luis trindade (ltr)

jorge silva disse...

Olá, Luís!
Fico contente por saber que vens cá dar uma espreitadela...
Pois é, quanto ao "Match Point" tens toda a razão. Só o vi há uma semana, por isso, não apareceu na lista. Caso contrário, faria parte dela. Vai ser mesmo esse o próximo comentário...

Um abraço