13 de abril de 2005

«Saraband» (2003), de Ingmar Bergman

Ingmar Bergman é indiscutivelmente um nome maior da cinematografia mundial. É um daquele artistas ímpares, que consegue criar algo que mais ninguém consegue igualar: os grandes planos dos rostos dos seus actores são autênticos mapas emocionais que causam comoção funda na alma do espectador por serem uma espécie de ligação directa à alma da personagem. As suas reflexões penumbrosas pelos meandros da condição humana são, pois, monumentos na história da sétima arte.
Trata-se, portanto, de um privilégio poder assistir a mais uma obra deste artista já velho e que não realizava filmes há mais de duas décadas.
«Saraband» é comovente e espelha as principais obsessões presentes ao longo da sua obra, ou seja, é fiel à marca autoral. História(s) de família, das suas mágoas, medos, ódios e afectos, «Saraband» é um requiem sobre a solidão irredutível de todos os seres.
Mesmo que lhe falte o empolgamento das grandes histórias, só pelos retratos íntimos bergmanianos que fazem do actor a verdadeira ‘super-estrela’ do filme, já valeria a pena. Atente-se, por fim, na utilização (sublime) da música e na sua ligação umbilical com as circunstâncias que enredam aqueles seres.

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