7 de junho de 2009

Gran Torino (2008), de Clint Eastwood

Mais um filme fabuloso de um dos grandes realizadores norte-americanos da actualidade. É extraordinária a forma como o ex-Dirty Harry gere os planos, constrói os diálogos e sublima a nobreza da sua mensagem. Com um sentido de humor que atinge momentos hilariantes (excelente a tradução e legendagem), este é um filme que atinge em cheio o coração do espectador. Uma soberba reflexão sobre o envelhecimento, a amizade e a violência, que arrebata quando terminamos a viagem. E, claro, a personagem interpretada pelo realizador é antológica. Bravo!

10 de maio de 2009

Vem e Vê (1985), de Elem Klimov


Um dos filmes mais impressionantes sobre a brutalidade da guerra e, especialmente, da besta nazi. Passado na Bielorrússia, em 1943, vi-o agora em DVD e fiquei marcado indelevelmente. Uma obra de uma força imensa sobre a rápida perda da inocência, e envelhecimento galopante, de um adolescente que se confronta com as atrocidades das tropas nazis na sua aldeia e região circundante. Terrivelmente memorável.

5 de abril de 2009

A Lista de Aristides


Podia ter sido este o título do filme de Spielberg, se na altura em que o grande realizador norte-americano procurava uma história de salvamento de judeus do inconcebível extermínio nazi tivesse encontrado informação suficiente sobre o acto extraordinário de Aristides de Sousa Mendes em 1940. Passados 55 anos sobre a morte de um verdadeiro herói, não só nacional, mas de toda a humanidade, vale a pena lembrar que, apesar de ter morrido na miséria económica e anímica, Aristides salvou mais do que 30 000 pessoas - salvou milhões, pois os descendentes desses milhares que foram salvos são a prova viva de que quem salva uma pessoa, salva o mundo inteiro.

4 de abril de 2009

O Leitor (The Reader, 2008), de Stephen Daldry


Uma belíssima homenagem à literatura, um filme que é um mergulho nas profundezas do(s) ser(es) humano(s). Duas partes: a primeira uma solar deambulação erótica, a segunda uma sombria incursão nos fantasmas da História e das personagens centrais. Grandes interpretações e uma direcção de Stephen Daldry que (após os fantásticos «Billy Elliot» e «As Horas») continua em altíssimo nível. Duas sequências de antologia: Kate Winslet a aprender a ler na prisão e Ralph Fiennes a procurar a redenção da sua paixão nazi junto da judia Lena Olin. Imprescindível.

22 de março de 2009

Quem Quer Ser Bilionário? (Slumdog Millionaire, 2008), de Danny Boyle


O vencedor do Oscar de Melhor Filme deste ano é um filme simpático, mas que não consegue arrebatar. Ponto forte: a estrutura que combina as perguntas e respostas do concurso que o protagonista acaba por vencer e as explicações para essas respostas, que estão pura e simplesmente na experiência de vida do jovem indiano. Está lá o toque exótico e os condimentos para o tornar um filme popular, sim, mas uma vez mais a cerimónia dos Oscar não consagrou o grande cinema. Está bem que não é um "feel-good movie", mas vale mais a pena ver «Trainspotting».

1 de março de 2009

Dúvida (Doubt, 2008), de John Patrick Shanley


Um bom filme sobre a dúvida que se pode instalar nas nossas vidas, roendo-nos por dentro. Mas é essencialmente um filme de actores. Magníficas interpretações de Meryl Streep (é chover no molhado dizer que é uma das melhores actrizes do mundo), Philip Seymour Hoffman, Amy Adams e Viola Davis. A matriz teatral é, contudo, limitadora do resultado final. Repito: um bom filme essencialmente de (grandes) actores. Mereceria talvez o prémio de Melhor Elenco do Ano.

1 de fevereiro de 2009

A Troca (Changeling, 2008), de Clint Eastwood


Após «Benjamin Button», mais uma obra-prima neste início de 2009. Uma grande história contada por uma câmara dominada pela mão de um mestre chamado Clint Eastwood. Angelina Jolie tem um daqueles papéis pelos quais muita actriz era capaz de se desunhar - mas sai-se muito bem. Misto de thriller criminal com drama sobre pais e filhos, e sobre a importância da verdade e da rectidão moral, o filme é composto por diversas sequências inesquecíveis. É tudo filmado com tamanha elegância e tamanha maturidade que é impossível não ficar impressionado. Belíssimo.

19 de janeiro de 2009

O Estranho Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, 2008), de David Fincher


Ainda estamos no mês de Janeiro e já temos praticamente garantido o Filme do Ano. Mas o novo filme de David Fincher dificilmente será ultrapassado no topo das mais gratificantes experiências cinéfilas de 2009. De facto, estamos na presença de um clássico instantâneo e de um daqueles exemplos do cinema enquanto arte maior. Uma história em jeito de fábula protagonizada por um ser muito especial, que nasce velho e morre bebé, mas que afinal descobrimos ser igual a todos os outros seres humanos. Amor, desejo, alegria, tristeza, vida, morte, dor, são os ingredientes deste filme comovente e absolutamente extraordinário. Para além do grande argumento, realização e interpretações, merece destaque o assombroso trabalho de caracterização e efeitos especiais que, ao contrário do que é corrente, estão apenas ao serviço da história e não procuram o protagonismo. Inesquecível.

Amália, o Filme (2008), de Carlos Coelho da Silva


Não sendo um grande filme, é um exemplo do produto industrial certo e honesto que a nossa cinematografia deveria fazer com mais regularidade. O cinema comercial, para o grande público, que preste tributo a figuras ímpares ou a acontecimentos históricos que vale a pena lembrar.

Amália foi, de facto, uma figura ímpar: capaz de carregar na voz os traços graves da alma lusitana. Ouvir as suas canções no cinema é uma verdadeira emoção.

Apesar das prestações desiguais, de alguns solavancos narrativos e da má caracterização da Amália em Nova Iorque, é um filme que se acompanha com prazer e ao qual é necessário dar mérito. E parabéns à Sandra Barata Belo.

1 de janeiro de 2009

Filmes mais esperados de 2009




1 - Shutter Island, de Martin Scorsese

2 - Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino

3 - Avatar, de James Cameron

4 - Tetro, de Francis Ford Coppola

5 - Revolutionary Road, de Sam Mendes

6 - Synecdoche, New York, de Charlie Kaufman

7 - Gran Torino, de Clint Eastwood

8 - Milk, de Gus Van Sant

9 - The Wrestler, de Darren Aronofsky

10 - Defiance, de Edward Zwick


P.S. Como é hábito, estes são apenas alguns dos que me despertam maior interesse: pelo realizador, pelos actores envolvidos e pela temática dos projectos. Continuo à espera de filmes que estavam em listas de anos anteriores como «O Estranho Caso de Benjamin Button», de David Fincher (estreia a 15 de Janeiro), «The Reader», de Stephen Daldry (estreia a 12 de Fevereiro), ou «A Troca», de Clint Eastwood (estreia a 8 de Janeiro).