24 de agosto de 2009

Up - Altamente (Up, 2009), de Pete Docter


Uma delícia! Um filme de animação que tem sempre subjacente as emoções mais fundas da existência humana. O amor e o afecto são os ingredientes mais fortes deste filme só aparentemente para crianças. E que banda-sonora!

11 de agosto de 2009

Inimigos Públicos (Public Enemies, 2009), de Michael Mann


Esta espécie de western ambientado na Chicago dos anos 30 é desde já um dos melhores filmes do ano. História simples de polícias e ladrões, o filme deslumbra pela espectacularidade da encenação e pelo acerto das interpretações. É acima de tudo uma grande realização com um protagonista à altura. Imprescindível ver no grande ecrã - quanto maior melhor - e com boas condições de som. O melhor filme de Michael Mann a par de «Heat - Cidade sob Pressão».

2 de agosto de 2009

Deixa-me entrar (Let the right one in, 2008), de Tomas Alfredson


Uma das boas surpresas do ano. Uma fantasia infantil que é ao mesmo tempo um filme de vampiros muito "sui generis". Faz lembrar um pouco os primeiros filmes de Cronenberg, como «Os Parasitas da Morte» ou «A Ninhada», mas o toque europeu (o filme é sueco) é bem evidente. Filme sobre a solidão, as dores do crescimento e a descoberta do amor, esta é mesmo uma bela surpresa (e a sequência final é alucinante). Podia ter sido realizado a meias por Bergman e John Carpenter...