26 de março de 2004

Uma pequena nota sobre a colecção de DVDs Clube DNa do Diário de Notícias.
Que fantástica selecção (ouvi dizer que é feita pelo João Lopes, o que explica tudo) a óptimos preços. Senão vejamos: «Apocalypse Now Redux», «Vigaristas de Bairro», «Cinema Paraíso», «Gosford Park», «Disponível para Tudo», «Jogo de Lágrimas»! O próximo? «Donnie Darko»! Obrigado, DN! Nós, os cinéfilos adeptos do DVD, te saudamos.
«O Grande Peixe» (Big Fish, 2003), de Tim Burton

Belíssima fábula de um dos mais talentosos (e visionários) realizadores americanos, «Big Fish» é uma enorme homenagem à capacidade do sonho transformar a vida (o sonho é uma recorrência burtoniana) e uma grande história... sobre as histórias que se podem contar.
É o mais luminoso filme de Tim Burton, deixando para trás o universo gótico que era seu apanágio, mesmo que tenha filmes como «Marte Ataca» (que não é nada gótico). Acima de tudo, Burton gosta de retratar «freaks», excêntricos que – em última análise – são solitários porque mal compreendidos. Essas personagens excêntricas possuem, contudo, uma singularidade que lhes dá espessura humana e arrebata o espectador, já que, este sim, os compreende (Batman, Eduardo mãos-de-tesoura, Jack Skeleton ou Ed Wood).
Também aqui Edward Bloom é um excêntrico porque carrega uma mitologia que o coloca em causa perante o filho que julga não conhecer o seu verdadeiro pai – aquele que existe por baixo da garrida capa das suas histórias. A sua personalidade é indissociável das histórias que conta que, por serem inverosímeis, lhe conferem o estatuto de indecifrável aos olhos do seu filho Will.
Ao mesmo tempo que conta o drama da incomunicabilidade entre um pai e um filho (quantos não se reverão um pouco nesta situação?), o filme mistura-a com comédia e fantasia desequilibrando a balança a favor destas. Opção acertada já que não lhe diminui a carga emotiva. Exemplo disso é a magnífica sequência da surpreendente morte anunciada de Edward Bloom, uma das mais belas mortes do cinema recente (e não só).
Não queria ainda deixar de destacar um dos mais hilariantes momentos do filme – quando Edward aceita trabalhar de graça no circo só para saber um pormenor por mês sobre a sua amada (!). Enfrenta leões, serve de bala humana e limpa os dejectos dos animais com um sorriso nos lábios... só para saber, ao fim de um mês, que a sua amada gosta de música. Impagável.
Em suma, muito bom.

25 de março de 2004

MANIFESTO INAUGURAL

«O cinema é a vida com as partes chatas cortadas»
Alfred Hitchcock

Bem-vindos ao meu blog!
Fenómeno de moda e ingrediente da espuma dos dias, a verdade é que os blogues são um meio incrivelmente simples de darmos a conhecer e partilharmos reflexões, ideias e o que quer que seja que nos faça sentir essa tão humana necessidade de comunicar. Comunicando, sentimo-nos menos sós.
Ora, este blog é especialmente sobre cinema. Pretendo deixar as minhas impressões sobre os filmes que vejo, já que esta é a arte que me apaixonou desde cedo e que me ensinou muito mais do que a escola. É mesmo uma espécie de religião, já que é praticada com culto e alimentada pela fé de comungar as maravilhas e as dores mais profundas da existência... a partir de uma tela mágica.
Arte ou indústria, instrumento escapista ou veículo de transformação social e política, o cinema marca indelevelmente a nossa vida colectiva e especialmente a minha vida pessoal.
Mas os filmes são talvez o "prato principal" da condição de espectador, acentuada no nosso quotidiano pela tão famosa globalização. O blog fará também eco, por certo, dessa condição que está para além do cinema.
O título «A Vida Não é um Sonho» - que plagia «Requiem for a Dream», o filme de Darren Aronofsky que (eu sei, heresia!) paradoxalmente ainda não vi, encerra na sua ambiguidade um enunciado simples que me agrada. A saber: a vida não pode ser sonhada porque simplesmente tem que ser vivida. Vivamos, então, intensamente, mas nunca nos esqueçamos de sonhar!

Jorge Silva