25 de março de 2004

MANIFESTO INAUGURAL

«O cinema é a vida com as partes chatas cortadas»
Alfred Hitchcock

Bem-vindos ao meu blog!
Fenómeno de moda e ingrediente da espuma dos dias, a verdade é que os blogues são um meio incrivelmente simples de darmos a conhecer e partilharmos reflexões, ideias e o que quer que seja que nos faça sentir essa tão humana necessidade de comunicar. Comunicando, sentimo-nos menos sós.
Ora, este blog é especialmente sobre cinema. Pretendo deixar as minhas impressões sobre os filmes que vejo, já que esta é a arte que me apaixonou desde cedo e que me ensinou muito mais do que a escola. É mesmo uma espécie de religião, já que é praticada com culto e alimentada pela fé de comungar as maravilhas e as dores mais profundas da existência... a partir de uma tela mágica.
Arte ou indústria, instrumento escapista ou veículo de transformação social e política, o cinema marca indelevelmente a nossa vida colectiva e especialmente a minha vida pessoal.
Mas os filmes são talvez o "prato principal" da condição de espectador, acentuada no nosso quotidiano pela tão famosa globalização. O blog fará também eco, por certo, dessa condição que está para além do cinema.
O título «A Vida Não é um Sonho» - que plagia «Requiem for a Dream», o filme de Darren Aronofsky que (eu sei, heresia!) paradoxalmente ainda não vi, encerra na sua ambiguidade um enunciado simples que me agrada. A saber: a vida não pode ser sonhada porque simplesmente tem que ser vivida. Vivamos, então, intensamente, mas nunca nos esqueçamos de sonhar!

Jorge Silva

Sem comentários: