2 de janeiro de 2012

Filmes mais esperados de 2012


1 - Cosmopolis, de David Cronenberg
2 - A Invenção de Hugo, de Martin Scorsese
3 - Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg
4 - Amour, de Michael Haneke
5 - Extremamente Alto, Incrivelmente Perto, de Stephen Daldry
6 - dois filmes de Terrence Malick ainda sem título
7 - Dark Shadows, de Tim Burton
8 - World War Z, de Marc Forster
9 - J. Edgar, de Clint Eastwood
10 - Prometheus, de Ridley Scott

E cá está o (viciante) exercício anual. Transita da lista do ano passado o filme de Scorsese; deixei de fora "Twixt", de Coppola (mas claro que quero ver); e ainda não vi "Melancolia", de Lars Von Trier, "Hereafter", de Clint Eastwood, "Rumo à LIberdade", de Peter Weir, "Contágio", de Steven Soderbergh, e "O Hospício", de John Carpenter. Raios...

31 de dezembro de 2011

Melhores filmes de 2011


E aqui fica a já habitual lista dos melhores do ano que, mais uma vez, foi pobrezinho, já que vi tão poucos...
A Árvore da Vida" é, de longe, o melhor e só os quatro primeiros são realmente óptimos.

1 - A Árvore da Vida, de Terrence Malick
2 - Meia-noite em Paris, de Woody Allen
3 - Cisne Negro, de Darren Aronofsky
4 - As Aventuras de Tintin, de Steven Spielberg
5 - Um Método Perigoso, de David Cronenberg
6 - O Discurso do Rei, de Tom Hooper
7 - Biutiful, de Alejandro González Iñarritu
8 - Planeta dos macacos - A origem, de Rupert Wyatt
9 - Gnomeo e Julieta, de Kelly Asbury
10 - Insidioso, de James Wan

1 de junho de 2011

A Árvore da Vida (The Tree of Life, 2011), de Terrence Malick


Sublime talvez não seja palavra bastante para descrever este novo filme de Terrence Malick. São filmes como este que moldam a sétima arte e nos fazem confrontar com esta condição de vivermos e sentirmos. Sim, um filme sobre a vida como, julgo, nunca se fez. As sequências centradas na família americana dos anos 50 são filmadas como se de memórias se tratassem, sempre com uma sublimação a roçar o transcendente. De uma beleza absolutamente incomparável. Enfim, há poucas palavras para o descrever. É ver para crer. Para um agnóstico, é um milagre ter sido convertido durante 2h30.

6 de janeiro de 2011

Filmes mais esperados de 2011


1 - The Tree of Life, de Terrence Malick
2 - Biutiful, de Alejandro Gonzalez Iñarritu
3 - Black Swan, de Darren Aronofsky
4 - Hugo Cabret, de Martin Scorsese
5 - Melancholia, de Lars Von Trier
6 - Hereafter, de Clint Eastwood
7 - The Way Back, de Peter Weir
8 - Twixt Now and Sunrise, de Francis Ford Coppola
9 - Contagion, de Steven Soderbergh
10 - The Ward, de John Carpenter

Como é habitual nesta época do ano, o meu exercício pavloviano. Fiquei deslumbrado com o trailer de "The Tree of Life". "Biutiful" e "Black Swan" transitam da lista anterior porque ainda não estrearam. Depois temos os novos de Scorsese, Coppola, Eastwood, Von Trier, Weir, Soderbergh e até Carpenter... Se houver dinheiro para ir ao cinema, o ano de 2011 até promete!

4 de janeiro de 2011

Melhores Filmes de 2010


E aqui fica a lista dos melhores do ano, mas este foi quase vergonhosamente pobrezinho, já que vi tão poucos... e, claro, parte substancial deles foram de animação (criança oblige). Vá lá, mesmo assim vi alguns grandes filmes não animados.

1 - A Estrada, de John Hillcoat
2 - Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton
3 - Toy Story 3, de Lee Unkrich
4 - A Origem, de Christopher Nolan
5 - Shutter Island, de Martin Scorsese
6 - Nas Nuvens, de Jason Reitman
7 - O Laço Branco, de Michael Haneke
8 - A Rede Social, de David Fincher
9 - Shrek Para Sempre, de Mike Mitchell
10 - A Princesa e o Sapo, de Ron Clements e John Musker

15 de abril de 2010

Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 2010), de Tim Burton


Um prodígio visual - como nos habituou Tim Burton na sua obra - que não esquece a importância do argumento na construção de uma parábola sobre a normalidade e a assunção de responsabilidades. Os actores são fabulosos: desde o genial Johnny Depp à excelente descoberta que foi Mia Wasikowska, passando pela magnífica Helena Bonham-Carter, sem esquecer a voz estarrecedora de Alan Rickman. A grande vantagem do filme foi a sua adaptação livre à(s) história(s) de Lewis Carroll, acabando por ser mais fiel ao universo de Burton e, por isso, mais natural a imbricação entre o material escrito originalmente e aquilo que resulta no ecrã. Vê-se uma fluidez espantosa entre os dois (fantásticos) imaginários e é essa substância o que mais impressiona. A experiência 3D é belíssima e toda a construção visual deslumbrante. Uma obra-prima que fica a cintilar no contexto da superior obra de Burton, conseguindo conciliar magistralmente entretenimento infantil e virtuosismo técnico-artístico, sem descurar a história, que nos diz que "de são e de louco todos temos um pouco". E, por vezes, uma dose extra de loucura só traz vantagens.

8 de abril de 2010

Parnassus - O Homem que queria Enganar o Diabo (The Imaginarium of Doctor Parnassus, 2009), de Terry Gilliam


Uma desilusão, tendo em conta que era um dos filmes que mais aguardava este ano. Visualmente, é muito bonito, mas o problema reside na artificialidade de todo aquele mundo e na falta de pertinência/sentimento que se sente no trabalho dos actores. Digamos que o imaginário de Terry Gilliam, sendo esteticamente tão interessante quanto o do Dr. Parnassus, não nos consegue arrebatar. Falta alma a um empreendimento que se preocupou em demasia com o visual, descurando o resto. Mas o (relativamente) pouco tempo de ecrã de Heath Ledger não o impede de brilhar.

15 de março de 2010

Visto do Céu (The Lovely Bones, 2009), de Peter Jackson


Provavelmente a maior desilusão do ano, tendo em conta que o realizador é o autor do fenomenal "Senhor dos Anéis", e também da nova e bela versão de "King Kong". O filme falha desde logo na definição do género, pois nunca consegue equilibrar-se entre o drama familiar e o thriller sobrenatural. As sequências do limbo celestial são, aliás, frequentemente penosas, pois nunca colam visual ou emocionalmente. Enfim, um passo atrás na carreira de Peter Jackson, até porque as bilheteiras também não lhe sorriram. Mas salva-se o excelente "boneco" de Stanley Tucci.

A Princesa e o Sapo (The Princess and the Frog, 2009), de John Musker e Ron Clements


Um filme de animação em 2D começa a ser uma raridade nos nossos dias... O que se pode dizer deste regresso da Disney à animação tradicional pela dupla que realizara «A Pequena Sereia» é que, não deslumbrando, também não desmerece a sua chancela. Um bom aproveitamento do ambiente jazzy de Nova Orleães e também da sua dimensão oculta é o que mais se salienta num filme que faz obrigatoriamente história, pois a partir de agora há mais uma raça nas princesas/bonecas Disney.

5 de março de 2010

Melhores Filmes dos Anos 50



1 - Vertigo - A Mulher que Viveu Duas Vezes (58), de Alfred Hitchcock
2 - Eva (50), de Joseph L. Mankiewicz
3 - A Doce Vida (59), de Federico Fellini
4 - O Acossado (59), de Jean-Luc Godard
5 - Sentimento (54), de Luchino Visconti
6 - Johnny Guitar (54), de Nicholas Ray
7 - Intriga Internacional (59), de Alfred Hitchcock
8 - As Luzes da Ribalta (51), de Charles Chaplin
9 - Shane (53), de George Stevens
10 - A Sombra do Caçador (56), de Charles Laughton