30 de dezembro de 2007

Beowulf 3D (2007), de Robert Zemeckis


Mais um marco na evolução tecnológica do cinema, este filme regista uma nova geração dos filmes a 3 dimensões. A espectacularidade de muitas cenas, que exploram cabalmente as potencialidades desta tecnologia, quase faz esquecer os outros ingredientes que constituem um filme (argumento, interpretações…). Ainda assim, o filme resiste e resulta num todo amplamente recomendável. Robert Zemeckis fê-lo outra vez: depois de filmes inovadores como «Quem Tramou Roger Rabbit?» ou «Forrest Gump», continua na linha da frente no alargamento das fronteiras daquilo que os filmes nos conseguem mostrar. Neste caso, o espectáculo vale a pena, e abre-nos o apetite para o que ainda está para vir.

17 de dezembro de 2007

Ao Anoitecer (Evening, 2007), de Lajos Koltai


Um elenco de luxo para um interessante filme romântico, que vale por alguns bons momentos quase teatrais (as cenas entre Vanessa Redgrave e Meryl Streep, assim como quase todas com Toni Colette, uma das melhores actrizes da actualidade). A realização é apenas ilustrativa, mas vale pelas actrizes, com talento bastante para disfarçar todas as outras insuficiências.

13 de dezembro de 2007

A Estranha em Mim (The Brave One, 2007), de Neil Jordan


Jodie Foster é daquelas actrizes cujas capacidades artísticas podem sustentar um filme. Depois de muito tempo ausente, é um prazer revê-la. A sua força no ecrã remonta a «Taxi Driver» e nunca esmoreceu. O filme, embora dirigido por um normalmente óptimo Neil Jordan, é basicamente o veículo de uma grande actriz, já que o retrato que pretende fazer da insegurança urbana nem sempre é conseguido, roçando um certo sensacionalismo vigilante dos filmes de Charles Bronson e afins. Um destaque para a química interessante entre Foster e Terrence Howard.

11 de dezembro de 2007

Planeta Terror (Planet Terror, 2007), de Robert Rodriguez


Com «À Prova de Morte», de Quentin Tarantino, forma o díptico «Grindhouse», que nos EUA foi exibido numa única sessão. Embora um pouco inferior ao filme de Tarantino, «Planeta Terror» é diversão garantida: “pastiche” dos filmes de zombies, recheado de piscadelas de olho cinéfilas e momentos irresistíveis a envolver mutilações, humor negro e acção imparável.

29 de novembro de 2007

A Vida Não é um Sonho (Requiem for a Dream, 2000), de Darren Aronofsky


Ironicamente, só há poucos dias vi (em DVD) pela primeira vez o filme homónimo deste blogue. E que filme!
Arrasador, «Requiem for a Dream» sintetiza o pesadelo em que a vida se pode transformar, particularmente se ela se basear numa adicção – qualquer que ela seja: a droga, a televisão, as dietas… Filme definitivo sobre a dependência, e também sobre a solidão, realizado em autêntico estado de graça, «A Vida Não é um Sonho» inquieta-nos, agride-nos, obriga-nos a achar bela a fealdade do mundo, ou de algumas coisas do mundo. Tem uma banda sonora sublime e uma daquelas interpretações (Ellen Burstyn) que valem uma carreira. Não o quero rever tão cedo, mas fica guardado na minha “cérebroteca” como um dos grandes filmes do século XXI.

19 de novembro de 2007

Stardust – O Mistério da Estrela Cadente (Stardust, 2007), de Matthew Vaughn


Um filme bem interessante para todos os públicos. Uma fábula com charme que mantém a coerência até ao fim e proporciona alguns momentos divertidos e boas interpretações. Só Michelle Pfeiffer já faz valer o bilhete.

10 de outubro de 2007

Os Fantasmas de Goya (Goya's Ghosts, 2007), de Milos Forman


Dadas as expectativas, foi uma certa desilusão: realização do grande Milos Forman, argumento do excelente Jean-Claude Carrière, produção do brilhante Saul Zaentz, elenco com Natalie Portman, Javier Bardem e Stellan Skarsgard... Enfim, dificilmente poderia correr mal. Todavia, o filme não é totalmente conseguido, principalmente por faltar alguma emoção a toda esta (dramática) história. Vale a pena ver, mas qualquer semelhança com "Amadeus", "Voando Sobre um Ninho de Cucos" ou "Larry Flynt" é pura coincidência.

9 de outubro de 2007

A Premiere acabou! Viva a Premiere!


Um breve e triste apontamento este de assinalar a morte da revista Premiere. Para quem a comprava e lia desde o número 1, como eu, é estranho pensar no fim deste ritual. A indignação é grande, mas também a esperança de que em breve seja possível um projecto semelhante (talvez até com parte da mesma estrutura). E que tal o renascimento da PRIMEIRAS IMAGENS? Fica o repto de um futuro comprador e leitor.

13 de setembro de 2007

À Prova de Morte (Death Proof, 2007), de Quentin Tarantino


Um filme de "pure fun" absolutamente imperdível. Tarantino continua em grande forma a filmar cenas de diálogo deliciosas, fetiches, surpresas desconcertantes, enquanto mantém uma reciclagem contínua de géneros e de influências. E claro, a escolha da banda sonora é uma vez mais superlativa. Memorável a ideia de um "mariquinhas" disfarçado de assassino psicopata encarnado com apuro por Kurt Russell. Eis um filme de verdadeiro "girl power". Para ver e gozar.

7 de setembro de 2007

Ratatui (Ratatouille, 2007), de Brad Bird


Este delicioso filme animado consegue ser simultaneamente uma divertida aventura e um manifesto pelo prazer da boa comida. A qualidade da animação é soberba, as personagens estão bem concebidas, a banda sonora é cativante. Enfim, um espectáculo que nos deixa saciados. Uma das melhores cenas: quando o temível crítico gastronómico Anton Ego prova o "ratatouille" preparado pelo mestre Remy e é devolvido ao paraíso perdido dos sabores da infância. Eu gostei muito e a minha filha ainda mais (e por causa disso, tenho que lhe recontar a história vezes a fio).