31 de março de 2007

O Último Capítulo (The Fountain, 2006), de Darren Aronofsky


Um belo filme falhado. Talvez seja esta a melhor forma de o qualificar. Um projecto ambicioso sobre o tempo e a procura eterna da fonte da vida, o filme perde-se pela sua indecifrabilidade, mas contém imagens belíssimas e alguns momentos em que vale a pena. Por mim, prefiro um filme (desconcertante, mas diferente) como este do que um outro mais conseguido mas à custa de um jogo também mais seguro com o espectador...

24 de março de 2007

O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006), de Guillermo del Toro


Um belo filme que junta de forma equilibrada o drama mais convencional com o filme fantástico. É acima de tudo um relato sobre as dores do crescimento e o poder dos contos fantásticos enquanto refúgio das crianças. O clímax final atinge elevadas doses de dramatismo e a construção visual de todo o filme é sem dúvida muito conseguida. Merece também grande destaque o óptimo "boneco" de Sergi Lopez, uma personagem deliciosamente maligna com tiques de Hitler.

4 de março de 2007

Pecados Íntimos (Little Children, 2006), de Todd Field


Nos ambientes de "Beleza Americana", este filme explora os subúrbios americanos com a explanação das suas taras e dos seus desejos mais recônditos. Há momentos de grande intensidade dramática, um excelente papel de Kate Winslet (Patrick Wilson também vai muito bem) e muita pertinência analítica que já vinha do livro de Tom Perrotta (que o filme adapta). Apesar do final não ter dado a profundidade e perturbação mais adequada ao desenrolar da trama, fica um filme muito interessante e com alguns grandes momentos.